top of page

    Este projeto tem o financiamento do Programa Arquivos Ameaçados da Biblioteca Britânica (Inglaterra). Iniciado em agosto de 2013 e será finalizado em julho de 2015. Tem por finalidade digitalizar os mais antigos documentos históricos, no estado da Paraíba, Brasil. Os documentos são provenientes da paróquia de Nossa Senhora dos Milagres, em São João do Cariri, e dos arquivos do Instituto Histórico e Geográfico Paraibano e Arquivo Histórico da Paraíba, em João Pessoa. Eles datam de meados do XVII até o ano de 1931. No final, teremos contribuindo com cerca de 300 mil registros em cerca de 80 mil imagens para o “Arquivo Digital Fontes Eclesiásticas e Seculares de Sociedades Escravistas (ESSSS)”, mantido por Jean e Alexander Heard Library, da Universidade de Vanderbilt assim como para qualquer Plataforma brasileira que possua condições de ser repositório para essa documentação. Esses registros são fundamentais para estudos da escravidão, dos africanos escravizados, das populações indígenas, da miscigenação e distribuição da terra no Nordeste brasileiro.
 

   O principal resultado deste projeto será a criação de um arquivo digital contendo os mais antigos registros e os mais ameaçados do estado da Paraíba, no Brasil. O arquivo conterá cerca de 100 mil imagens e sua lista de metadados correspondentes. Estas imagens serão armazenadas em discos rígidos externos e servidores de rede da Universidade de Vanderbilt. Cada uma das seguintes instituições receberá pelo menos três cópias completas do arquivo: o Núcleo de Estudos e Pesquisas Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em João Pessoa, Paraíba, Brasil; o Núcleo de Documentação e Informação Histórica Regional (NDIHR), da UFPB, também em João Pessoa, e, o Jean e Alexander Heard Biblioteca, na Universidade de Vanderbilt, em Nashville, Tennessee, EUA. Além disso, o projeto irá proporcionar as seguintes instituições com as cópias dos seus respectivos documentos digitalizados: a Paróquia de Nossa Senhora dos Milagres do São João do Cariri, em São João de Cariri, Paraíba; o Instituto Histórico e Geográfico Paraibano (IHGP), em João Pessoa, e; o Arquivo Histórico Waldemar Bispo Duarte, também em João Pessoa. Uma cópia completa do arquivo sob a forma de dois discos rígidos externos também serão enviados para o armazenamento de arquivos na Biblioteca Britânica, conforme estipulado nos termos desta concessão.
 

    O arquivo completo será disponibilizado para pesquisadores em todo o mundo no Arquivo Digital de Fontes Seculares e Eclesiásticas de Sociedade Escravista, atualmente encontrado em www.vanderbilt.edu / ESSS. Isso permite a construção do projeto a partir da experiência adquirida pelos membros da equipe da ESSS. As imagens e os dados dos arquivos serão organizados e disponibilizados na internet. O site é criado e administrado pela Biblioteca da Universidade Vanderbilt.

Além da criação de um arquivo digital de documentos da Paraíba, o projeto também vai gerar um grupo qualificado de estudantes, professores, bibliotecários e arquivistas que possuem tanto a experiência e equipamento necessário para serem líderes na digitalização de documentos históricos no Nordeste brasileiro.
 

    O projeto EAP 627 digitalizou com sucesso toda a coleção de documentos eclesiásticos na Paróquia de Nossa Senhora dos Milagres de São João do Cariri, composta de 54 volumes, referentes a casamentos, batismos, crismas, óbitos, filiação e finanças da igreja, entre os anos de 1752 a 1931, que produziu 16.606 imagens JPG e 16.606 imagens CR2. A coleção completa será compartilhada com a igreja, através de disco rígido externo. Além da unidade de disco rígido, será copiada a coleção em DVDs para que a igreja possa por sua vez compartilhar com a comunidade a documentação e usar o disco rígido como um backup e não expô-lo ao uso diário pelos pesquisadores. A previsão é que em fevereiro de 2015 ocorra um evento para formalizar a entrega do acervo digitalizado e informar à comunidade de São João do Cariri sobre a importância desse patrimônio.

A realização do Projeto EAP 627 na Paróquia de Nossa Senhora dos Milagres tem a autorização do Padre Claudeci Soares, pároco da Igreja, e o apoio de Cristiano de Almeida do Nascimento, secretário, que estendeu seu horário e dias de trabalho para atender ao projeto.
 

    O EAP 627 terminou a digitalização no Arquivo do Instituto Histórico e Geográfico Paraibano (IHGP) e no momento ocorre a revisão das imagens e dos resumos dos livros. A coleção do IHGP é composta por 68 volumes e 14 pastas com documentos avulsos, referentes a Escrituras, Ordens Régias, Correspondência de Governo, Livros de Notas. Justiça, Emancipação de Escravos, Rendas e Transporte, Legislação Provincial e Constituição Estadual, Partido Político, entre outros assuntos, entre os anos de 1660 a 1917, que produziu 17.518 imagens JPG e  17.518 imagens CR2. A coleção completa será compartilhada com o Instituto Histórico, através de disco rígido externo.
 

    A digitalização dos livros selecionados no Arquivo Histórico Waldemar Bispo Duarte é a mais problemática, pois tivemos problemas para iniciar os trabalhos nessa instituição, mesmo tendo a carte de aceita da presidência da Fundação Espaço Cultural José Lins do Rego e do diretor do Arquivo Histórico. Em um ano e meio de projeto conseguimos trabalhar apenas por dez meses incompletos. A coleção do Arquivo Histórico é composta por 136 volumes referentes a Sesmarias, Registros de Terras, Ordens Régias, Correspondência de Governo, Livros de Chefia de Polícia, Justiça, Rendas e Transporte, entre outros assuntos, que compreende os anos de 1704 a 1888. Atualmente, realizamos cerca de 47.200 imagens JPG e ou 47.200 imagens CR2. A coleção completa será compartilhada com a instituição através de disco rígido externo. 
 

    No Projeto EAP 627 contamos com a participação dos bolsistas: Solange Mouzinho Alves, mestranda em História/Universidade Federal da Paraíba (UFPB); Anicleide de Sousa, estudante de História/UFPB; Lesleyanne Rodrigues de Lima, estudante de Ecologia/UFPB; Pablo Matias Bandeira, estudante de História e graduado em Arquivologia/UFPB; Silmara dos Santos Lima, estudante de Arquivologia/UFPB. E dos voluntários: Antônio Wagner Rodrigues de Lima, estudante de Matemática Computacional/UFPB; Lidiana de Castro Lima, estudante de História/UFPB; Natália Araújo, graduada em História/UFPB; Trícia Nunes Patrício de Araújo Lima, estudante de História/UFPB.
 

    Em suma, o EAP 627 é um sucesso com  100% da documentação digitalizada. É impressionante notar que os alunos têm progredido bastante, de esperançoso, mas incerto, em agosto de 2013, início do projeto, a especialista e confiante em dezembro de 2014. Em reuniões do projeto, eles discutem o que aprenderam por meio do projeto e a possibilidade de realização de seus próprios projetos acadêmicos. Além disso, o registro digital da história da diáspora Africana e Europeia, dos afro-brasileiros, indígenas, mestiços, populações brancas, livres e escravas do Brasil, e da região Nordeste tem crescido através deste projeto. É importante, por isso, ter o conhecimento e a experiência de cada pessoa que trabalha no projeto. Esperamos que o nosso aprendizado vá garantir a boa execução deste projeto e a possibilidade de expansão para novos arquivos no futuro.

 

 

 

 

Sobre o Projeto

 

EAP627 “DIGITISING ENDANGERED SEVENTEENTH- TO NINETEENTH-CENTURY SECULAR AND ECCLESIASTICAL SOURCES IN SÃO JOÃO DO CARIRÍ E JOÃO PESSOA, PARAÍBA, BRAZIL” (EAP627 Documentos ameaçados: digitalização de fontes secular e eclesiástica do século XVII ao XIX em São João do Cariri e João Pessoa, Paraíba, Brasil).

 

  • Coordenação: Courtney J. Campbel (Universidade Vanderbilt, EUA)

  • Co-coordenação: Marshall Eakin

  •  (universidade Vanderbilt, EUA)

  • Co-coordenação: Solange Pereira da Rocha (Universidade Federal da Paraíba, CCHLA, DH);

  • Supervisão: Maria da Vitória Barbosa Lima (PNBD/PPGCI/UFPB).

Realização:

Apoio:

bottom of page